ENERGIA SUSTENTÁVEL

MBS Tecnologia entra no mercado de energia sustentável realizando o planejamento e a instalação de projetos de geração de energias renováveis

Saiba mais sobre esse serviço

Com mais de duas décadas de experiência na área de prestação de serviços técnicos, a MBS Tecnologia entra no mercado de energia sustentável realizando  o planejamento e a instalação de projetos de geração de energias renováveis, em residências, comércios, indústrias e onde você precisar.
A energia do sol captada pelos painéis solares é convertida em energia elétrica e disponibilizada para consumo. O que não é consumido instantaneamente é injetado na rede do concessionário para consumo posterior, e pode ainda ser utilizado em outro ponto de consumo do mesmo cliente no mesmo concessionário.
A resolução normativa da ANEEL 482/12 estabelece as regras gerais para a geração de sua própria energia elétrica e abater este volume da conta de energia mensalmente.
Tivemos algumas alterações nas normas de utilização de energia solar. Com essas mudanças, houve uma redução na burocracia, pois antigamente o prazo para registro do sistema solar com as distribuidoras demoravam até 90 dias. Agora o prazo passou para até 34 dias. Essas alterações não beneficiaram somente as empresas de energia solar, mas também os consumidores.

Agora, os usuários do sistema de energia solar terão mais tempo para utilizar seus créditos, que são o excedente da produção de energia. Anteriormente o tempo era de 36 meses e agora passou para 60 meses. Dessa forma, com o crédito, agora é possível que o usuário realize o abatimento no valor da fatura de energia.

Vantagens em instalar um gerador de energia renovável
• Economia já na primeira conta de luz
• Valorização do seu imóvel
• Instalação rápida com soluções exclusivas
• Sem reajustes futuros na conta de luz
• Ecológico

Energia Fotovoltáica

A matriz elétrica brasileira é hoje fortemente dependente da geração hídrica centralizada, o que leva a riscos de racionamento de energia e gera perdas por transmissão e distribuição. A geração térmica, adotada como solução de backup atualmente, é poluente e possui custos elevados.

Com a geração distribuída, que consiste na produção de energia elétrica no local de consumo a partir de fontes renováveis, as perdas são reduzidas, assim como a demanda de carga local. Esse tipo de geração foi regulamentado pela Resolução Normativa (REN) 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicada em abril de 2012 e em vigor desde dezembro de 2012 em todo o país, criando um sistema de compensação de energia, ou net-metering.

Com a nova regulação, os telhados de residências, edifícios comerciais e industriais poderão abrigar microgeradores fotovoltaicos que irão produzir a eletricidade necessária para a edificação e injetar na rede a energia que não for utilizada, recebendo créditos na conta de energia nos meses subsequentes, que hoje em face das mudanças feitas pela Resolução Normativa 687 de 2015 podem se acumular por até 60 meses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou segundo levantamento que a tarifa de energia para residências registrou em 2014 um aumento médio de 17,3%, e em 2015, em alguns casos, atingiu 60% de aumento na tarifa total. Em 2016 houve uma deflação no setor devido à queda de consumo e ao nível de energia comprada pelas distribuidoras, além da influência política no setor. Em 2017 atingiu 29,29% na tarifa residencial e 33,54% na tarifa industrial, devido a repasses de perdas anteriores. Em 2018 já houveram aumentos de 24,99%. Os especialistas do setor estimam que ainda exista necessidade de correção nas tarifas devido à necessidade de recuperação dos prejuízos das empresas de geração e distribuição e da necessidade de novos investimentos no setor.

Benefícios para clientes, empresas e cidades:

  • Redução da conta de energia elétrica;
  • Possibilidade de geração remota, ou seja, consumir em local diferente da geração;
  • Investimento com rentabilidade maior que aplicações convencionais;
  • Fortalecimento da imagem das empresas e das cidades aderentes como inovadoras e sustentáveis;
  • Ajuda na diversificação da matriz energética brasileira, reduzindo os riscos de racionamento;
  • Utilização de espaços ociosos (telhados) para a geração própria, disponível por mais de 25 anos.
  • Ajuda no aumento de eficiência energética ao evitar perdas por transporte de energia (ação de eficiência energética).

Como Funciona

O que é um gerador de Energia Solar:

Um gerador de energia solar é um dispositivo que converte a energia do sol em energia elétrica para ser usada em sua casa ou empresa. Este princípio é chamado de energia fotovoltaica. Com o aumento da conta de luz e do aquecimento global causado pelo consumo exagerado de combustíveis fosseis, o gerador de energia solar está se tornando cada vez mais uma excelente opção para produzir a sua própria energia elétrica com a Luz do Sol .

Gerador de energia solar com bateria

O gerador de energia solar com bateria (gerador fotovoltaico com bateria) é composto por placas fotovoltaicas, controlador de carga, baterias e inversor. Eles são usados em regiões sem acesso a rede de energia elétrica principalmente para iluminação e bombeamento de água. Alguns são instalados em uma estação fixa e outros são móveis (vide figura ao lado).

Gerador de energia solar conectado na rede (Grid tie)


O gerador fotovoltaico conectado à rede é com certeza o mais comum e mais utilizado no mundo. As principais diferenças entre estes dois tipos de geradores de energia solar é o fato de que um deles armazena energia em baterias e o outro não. Ou seja, o gerador conectado à rede possui basicamente apenas os painéis solares e o inversor fotovoltaico. Estes geradores são conectados à rede de energia da sua casa ou empresa e servem para gerar energia elétrica para tudo que estiver conectado na tomada. O gerador fotovoltaico conectado na rede pode gerar energia elétrica para uma casa toda ou até mesmo para um Shopping.

COMO FUNCIONA O GERADOR DE ENERGIA SOLAR CONECTADO NA REDE?

Na figura ao lado é possível ver uma ilustração de como funciona o gerador de energia solar mais usado no mundo, o conectado à rede. De uma forma simplificada temos o seguinte: 

1 - O Painel Solar

- O painel solar produz energia elétrica em corrente continua quando a luz do sol o atinge.

2 - O Inversor Fotovoltaico

- O Inversor solar converte a energia dos painéis solares em energia elétrica (Corrente Alternada - AC) que pode ser usada em sua casa ou empresa.

 3 - A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa

- A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduzindo ao máximo a energia que você consome da rede elétrica da distribuidora de energia local.

4 - A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos

- A energia solar pode ser usada para a TV, computador, máquinas de lavar, ar-condicionado, e qualquer outro equipamento elétrico que esteja conectado na tomada.

5 - O que você produz e não consome vira créditos de energia!

- O excesso de eletricidade que o seu gerador solar produz vai para a rede elétrica e vira "créditos de energias" que serão utilizados automaticamente de noite ou em dias muito chuvosos . Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e assim reduz a sua conta de luz.

BENEFÍCIOS DO GERADOR DE ENERGIA SOLAR:

Os benefícios do gerador fotovoltaico são vários, veja abaixo os principais:

Energia limpa e renovável

O Gerador solar é com certeza uma das melhores formas de se produzir energia sem destruir o meio ambiente. O impacto dele é menor ainda que a energia das hidrelétricas pois não é necessário inundar vales, florestas e cidades para se produzir energia.

Valorização da propriedade ou marca da empresa

Isso mesmo, a sua casa se valoriza quando você instala um gerador solar. Quem não gostaria de morar em uma casa onde a conta de luz é a menor possível? Empresas que produzem a sua própria energia com a luz do sol mostram para os seus clientes a sua preocupação com o impacto que causam no meio ambiente, desta forma valorizam o seu produto e marca.

Redução de despesas

Produza a sua própria energia com um gerador de energia solar e reduza as suas despesas com a conta de luz para sempre.

Previsibilidade de Custos

Se você é dono de uma empresa, o que acha de saber quanto a sua energia elétrica vai custar daqui a 20 anos? Isso mesmo, quando você instala ou aluga um gerador de energia fotovoltaica para a sua empresa você “trava o preço da energia” para sempre. Desta forma fica muito mais fácil planejar. Imagine se você já tivesse um em sua empresa, no meio desta crise de energia! Com certeza estaria “rindo à toa” vendo a energia de seu concorrente subindo e a sua sendo gerada com a luz gratuita do sol.